Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

DESENVOLVENDO A ARTE DA BARGANHA

Se existe alguém neste mundo que ama um desconto ou uma oportunidade, esta pessoa sou eu. Certa vez, meu irmão implicou comigo porque eu havia atravessado São Paulo para comprar uma coisa com 50% de desconto. Expliquei a ele, então, que, quando consigo esse tipo de negócio, sinto-me muito esperta e realizada com minha aquisição. Ele, por sua vez, engenheiro sagaz, contra-argumentou dizendo que se sentia esperto e realizado quando percebia que tinha a capacidade econômica de pagar o dobro para não dar um único passo. Essa é a prova viva de que dois irmãos criados juntos podem ser muito diferentes.
No caso das viagens, gosto de fazer os meus próprios roteiros, mas não por economia, já que, como você deve imaginar, os pacotes turísticos são elaborados com base em acordos e parcerias e saem bem mais em conta. Esta minha opção, assim, tem relação exclusivamente com o prazer e a liberdade de criar meu próprio roteiro dos sonhos, o que não quer dizer, evidentemente, que eu abra mão de todas as pesquisas que sejam possíveis para conseguir as melhores tarifas.
Como eu já mencionei anteriormente, existem inúmeros sites de hotéis que permitem uma ampla busca. Estes mesmos sites, em sua maioria, trazem também ofertas de passagens aéreas, aluguéis de carro, passeios e tudo o mais que você for precisar. E é só começar a pesquisar para você familiarizar-se e apaixonar-se pelas milhares de opções disponíveis, muitas vezes com preços incríveis.
Após estar ambientada com este tipo de compra, você pode partir para uma outra modalidade, um pouquinho mais complexo. No caso de hotéis e aluguel de carros, existem alguns sites que oferecem descontos ainda maiores, alguns por volta de 60%, desde que você concorde em fazer a reserva sem saber exatamente onde vai ficar ou o modelo do veículo. Explico: no caso da  Priceline, por exemplo, existe uma opção para hotéis chamada Name Your Own Price (ou NYOP), que é parecida com um leilão, embora você não esteja concorrendo com ninguém. Você delimita a cidade, data, área e classificação de hotel e lança uma oferta de valor a seu gosto. Caso ela venha a ser aceita, você é notificado imediatamente e então fica sabendo em qual hotel foi possível aplicar seu "bid". Se sua oferta não for aceita, você pode alterar os critérios de busca, ou, então, deve esperar 24 horas para lançar outra oferta em patamar maior. Particularmente, gosto deste sistema e o considero confiável. A única ressalva que faço é que você não pode alterar ou cancelar este tipo de reserva.
Outra empresa que trabalha assim é a Hotwire, que traz a opção "Get a Ridiculously Low Rate". No site, há uma explicação clara para esta opção: quando os hotéis estão com pouca ocupação, disponibilizam vagas com tarifas bem abaixo do mercado, desde que seu nome permaneça oculto. Por fim, a  Rental Cars trabalha da mesma forma, com as principais locadoras do mundo.
Como você vê, amiga viajante, existe um mundo de descontos pronto para ser descoberto, sendo que, de minha parte, considero-me uma ávida exploradora. E, embora minhas reservas sejam sempre feitas com meu cartãozinho Visa, posso dizer que, ao menos para mim, conseguir um hotel ou um carro por uma tarifa baixíssima é sempre uma enorme alegria que não tem preço. 

(Quiroga Market,  Michoacan de Ocampo, México - foto extraída de http://www.allposters.com.br)