Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ESCOLHENDO A VIAGEM CERTA

O título deste "post" parece óbvio mas não é. Sei de algumas histórias não muito bem sucedidas que aconteceram pelo simples fato de que a viagem não foi bem escolhida. De todo modo, a menos que você seja pega por um vulcão ativo ou por um tsunami, quase tudo que acontece dá prá consertar e não é impossível transformar uma opção ruim numa viagem razoável. Mas o bom mesmo é que você escolha muito bem o seu destino.
E como fazer isso? Num primeiro momento, existem 3 perguntas imprescindíveis que você deve se fazer: 1) quanto tempo tenho disponível?; 2) quanto pretendo gastar?; 3) que tipo de viagem pretendo fazer?
A primeira pergunta já define muita coisa. Se, por exemplo, você tem somente uma semana livre, não adianta querer fazer malabarismos e conhecer mil lugares. É claro que tem pessoas que gostam de viagens corridas e de conhecer várias cidades e até países numa mesma oportunidade. Porém, se você vai sozinha, não aconselho que faça isso, pois há uma chance enorme de que sua viagem seja estressante e de que você não aproveite os lugares como poderia.
Quanto à segunda pergunta, é recomendável que você seja bem realista quanto ao seu orçamento. Ir viajar e não poder conhecer alguns lugares interessantes ou comer pelo menos uma vez num bom restaurante pode ser um pouco frustrante. Além disso, você deve considerar o destino da sua viagem para dar uma margem maior ao seu "budget". Existem lugares em que você não vai gastar mais do que algumas poucas notas em artesanatos locais. Já outros destinos incluem compras e se você for com o orçamento muito apertado ou vai ficar chateada ou vai demorar para colocar sua fatura de cartão de crédito em ordem.
Por fim, você precisa definir muito bem o que deseja. As escolhas são inúmeras: relaxar numa praia tranquila, agitar numa metrópole, praticar turismo de aventura, explorar a cultura local, conhecer roteiros gastronômicos, meditar numa viagem zen... Não dá prá esgotar em poucas linhas as infinitas possibilidades e combinações.
Então? Já escolheu? Se ainda não, o que eu recomendo é que você converse com outras viajantes e que pesquise na web. Olhe tudo, vire as páginas de viagem do avesso, veja fotos e lembre-se: informação nunca é demais! Por hoje é só. Grande beijo da Vivi.

(Globe Sculpture - Columbus Circle, NYC, USA - foto: acervo pessoal)

COMEÇANDO A JORNADA


Mais um feriado está chegando. Ou, talvez, suas merecidas férias e, de novo, você não tem companhia nenhuma prá viajar com você. Você acabou de se separar e seus filhos vão passar as férias com o pai. Ou eles já estão bem grandinhos e não querem nem pensar em ficar com você. Ou então você é solteira, sem filhos, não está enrolada com ninguém e não encontra nenhuma amiga disponível.
As situações são inúmeras, mas a vontade é uma só: "quero viajar". E por que não? Infelizmente, são muitos os motivos que desanimam as mulheres de entrar nesse barco... Mas fazendo um resuminho com base nas dezenas de mulheres com quem conversei sobre o assunto ao longo de anos, o que impede uma mulher de viajar sozinha é o medo do desconhecido, de possíveis perigos e dificuldades e, principalmente, o medo de sentir-se solitária.
É claro que todos esses receios são absolutamente normais, a não ser que você seja uma pessoa totalmente alienada ou inconsequente... Mas são preocupações perfeitamente contornáveis e posso garantir que para cada uma delas existe uma solução real!
Já viajei sozinha muitas vezes por livre e espontânea vontade, mas também sem querer, porque em três ocasiões diferentes meus (minhas) companheiros (as) de viagem acabaram furando em cima da hora. E o que seria motivo prá desistir ou prá chorar acabou ficando prá trás e segui em frente assim mesmo, no susto!
Sendo assim, antes de dizer um "não" definitivo à ideia, convido você a partilhar comigo e com outras Mulheres com Asas as nossas experiências. Seja muito bem vinda!

                                                                                   (foto tirada na janela do navio Grand Celebration - acervo pessoal)