Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

EM BUSCA DO HOTEL PERFEITO

Adoro montar minhas próprias viagens. Quando você opta pelo D.I.Y., acaba fazendo tantas e tantas pesquisas que, quando chega a seu destino, tem a sensação de que boa parte daquilo já lhe é familiar. Um claro exemplo disso é o processo de escolha de seus hotéis. Cada pessoa tem uma metodologia para fazer isso. Vou dizer qual é a minha. De saída, para eleger o local em que você vai se hospedar, é preciso ter uma visão geral da cidade. Para tanto, a primeira coisa que faço é comprar um bom guia de viagem. Depois, considerando que algumas das informações podem não estar 100% atualizadas, passo a checar tudo o que encontro nos sites das próprias cidades, em que há aqueles clássicos: "onde hospedar-se", "onde comer", "o que visitar", "onde comprar". Por fim, procuro nos blogs de viagem as melhores dicas para o meu destino. Terminada essa etapa e já tendo o mínimo conhecimento teórico sobre o lugar, passo à fase de procurar o melhor hotel para minha estadia.
Primeiro, estabeleço um "budget/noite". Em seguida, passo a buscar os hotéis em algum site especializado e coloco a opção de ordenação pelo "preço". Embora a busca pela "classificação" dos hotéis também possa ser uma boa alternativa, a procura por meio do valor pode render melhores resultados, pois muitas vezes há acordos de tarifas super promocionais. Seleciono, então, os hotéis de meu interesse e leio todos os comentários que puder encontrar. A principal fonte de "reviews" na net está no TripAdvisor. Note que abaixo de cada comentário está o perfil do viajante (ex: viajou sozinho, viajou com amigos, viajou em lua de mel, viajou com filhos, etc), o que garante uma apuração bem precisa da adequação do hotel ao seu gosto.
Por fim, começo as pesquisas propriamente ditas para fins de comparação de ofertas. Há vários sites de hotéis bastante confiáveis. Além do próprio TripAdvisor, gosto muito do recentíssimo Google Hotel Finder e também do  Expedia, que costuma ter uma maior gama de hotéis e normalmente oferece as melhores tarifas. Mas há outras boas opções também, como o Booking, a Hotels, o Lonely Planet, a Decolar e o Priceline. Este último site permite também a opção de lances para tarifas de hotéis, o que explico melhor num outro dia.
Eu sei que muitas pessoas têm receio de fazer reservas "on line", mas o que eu posso dizer é que já comprei em todos estes sites, fornecendo o número de meu cartão de crédito, e jamais tive qualquer problema.  Já precisei, inclusive, cancelar reservas e os créditos foram lançados na minha fatura seguinte normalmente. 
Se você nunca entrou num site desses, recomendo que dê uma espiada mesmo que seja apenas para deslumbrar-se com as literalmente milhares de opções e dicas de viagem. É absolutamente tentador. E se você, por outro lado, está pensando mesmo em viajar, não tenha receio em fazer sua própria garimpagem. Há verdadeiros tesouros valiosos escondidos por aí. Basta procurar.

(Hotel Villa Campomaggio, Radda in Chianti, Itália - foto extraída de http://www.splendia.com/)