Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de março de 2012

UM LUGAR PARA VOLTAR

Por mais que você pesquise e dimensione bem sua viagem, às vezes acaba acontecendo de você perceber que esticou demais em uma determinada cidade, ou que faltou tempo em outra para ver tudo o que possa lhe parecer interessante. Quem disser que nunca passou por isso ou não está falando a verdade, ou viajou muito pouco. Por incrível que possa parecer, mesmo que você esteja em lugar maravilhoso, às vezes acontece de você querer ir embora dali, proferindo a clássica afirmação: "já deu". Por outro lado, muitas vezes você se apaixona pelo lugar e fica muito triste quando considera que não houve tempo ou oportunidade suficiente para curtir todos os cantinhos.
Nesta última viagem, quando segui rumo norte, saindo de Los Angeles e indo em direção a São Francisco, reservei duas noites em Monterey, achando que seriam suficientes para conhecer esta delícia de cidade, e mais Carmel-by-the-Sea. Grave erro de planejamento. Há muito para ver nesta região e por falta de tempo e por outras circunstâncias, acabei não aproveitando bem a minha estada. Já comentei em um "post" anterior que uma agência local acabou cancelando meu "city tour" em cima da hora. Fui pega desprevenida quanto a isso e perdi a oportunidade de visitar muitos lugares. Ademais, por bobeira mesmo, também não conheci o famoso Aquário de Monterey, tido por todos como um programa absolutamente imperdível.  Além disso, não gostei nada do meu hotel (Quality Inn), que, apesar do nome, pouco ou nada tinha de qualidade para oferecer. Os travesseiros era muito desconfortáveis, as paredes eram finas o suficiente para você ouvir os hóspedes sussurrando no quarto ao lado e, o pior de tudo, havia tanto cloro na água das torneiras e do chuveiro que meus olhos chegaram a arder.
Para terminar, apesar de eu ter adorado o famoso Fisherman's Wharf, acabei me aborrecendo porque, ao retornar para meu carro, encontrei uma multa no para-brisas, no valor de US$60.00. Eu havia estacionado ao lado de um hidrante sem nada notar, mesmo porque não havia qualquer sinalização.
Coisas assim acontecem. Muitas vezes, há problemas desta natureza. E muitas vezes os próprios sentimentos com relação às coisas são inexplicáveis.
Não dormi e nem comi bem em Monterey. Pouco vi de Carmel. Não conheci os melhores lugares. Senti-me isolada do mundo. Tive despesas e aborrecimentos inesperados. Eu não estava de bom humor.
Mas a vida segue, minha amiga, e a gente também tem que seguir. Sempre. E pensar que o próximo destino será melhor, como realmente foi. Amei São Francisco de paixão. E ali me senti muito feliz, apenas um dia após uma crise de melancolia. Há alguém que consiga entender estas intermitências? Há alguém que preveja os altos e baixos das viagens e da própria vida? Há alguém que evite estas alterações de humor? Não, não há.
Mas vou fazer uma segunda tentativa. Espero um dia retornar a Monterey e Carmel-by-the-Sea e poder contar outras tantas coisas, mais excitantes e divertidas. Espero ficar hospedada em um ótimo hotel e jantar como uma princesa. Espero visitar todos os lugares em que não estive. Espero dormir como um anjo.
Retornar a um lugar nem sempre é reviver. Muitas vezes é dar-se a oportunidade de ver os mesmos lugares com outros olhos, de observar de um modo diferente. É conceder-se uma nova chance. Para tentar, mais uma vez, ser mais feliz. Que é o nosso objetivo.

(foto extraída de http://favim.com/)