Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

EM ROMA, FAÇA COMO OS ROMANOS

Você decidiu viajar e escolheu cuidadosamente seu destino. Também já leu sobre a história local, checou os melhores pontos para visitar e trocou seus reais pela moeda que a fará tão feliz durante alguns dias. Sua vida já está super organizada e só falta uma coisa antes de partir: arrumar a sua mala. É claro que não listarei os itens óbvios que você deverá levar. Aliás, sempre acho engraçado quando leio "leve um jeans confortável, camisetas que combinem com saias ou shorts, um vestido preto para sair à noite, um sapato baixo, um alto, um biquíni, um casaco". Ou, ainda, itens essenciais como "uma caixinha de remédios, um kit de costura, apetrechos para manicure, chapinha". Alguém acha mesmo que uma mulher não sabe o que carregar consigo? 
Eu estou falando de um assunto completamente diferente e um pouco mais delicado. Todas nós temos nosso próprio estilo do qual não pretendemos abrir mão por nada neste mundo. Porém, quando se trata de ir a um lugar que não conhecemos, considero de extrema importância conhecer o "dress code" do seu destino. Obviamente, se você for viajar para locais de cultura parecida com a sua, as chances de algo dar errado serão bem menores, embora, por incrível que pareça, isto seja uma possibilidade razoavelmente comum. Porém, quando você viaja para um lugar com características muito diferentes, é absolutamente imprescindível que você use e abuse do bom senso e da informação. E isto não tem necessariamente a ver com sua segurança pessoal, mas, sim, com aborrecimentos que poderiam ser evitados de forma a não estragar o seu dia, ou, quiçá, sua viagem inteira.
Vamos às regras: 1) Aceitar a cultura local é sinal de respeito e de educação. Jamais tente argumentar ou entender porque em alguns países você pode sair com a barriga de fora e não pode sair vestida com camiseta regata e calça jeans; 2) Não vale a pena criar caso e discutir. Alguns anos atrás, presenciei uma companheira de viagem arruinar sua própria noite porque exigia entrar no Cassino do então Loews Monte Carlo, hoje Fairmont, em Mônaco, calçando tênis; 3) Quanto menos você aparecer, melhor vai aproveitar sua viagem. Sugiro, portanto, que, temporariamente, você deixe de lado sua versão diva. Por exemplo, a menos que você se chame Carrie Bradshaw, usar um Manolo com saia de tule em plena 5a. Avenida (nem Sarah Jessica Parker ousaria), certamente não causará o efeito desejado. 
Querida viajante, nessa longa estrada da vida, é necessário, muitas vezes, ser flexível e adaptável. Isto não compromete sua personalidade e sua opinião. Ao contrário, apenas demonstra sua compreensão e a capacidade de aproveitar a vida no que ela tem de melhor a lhe oferecer.

(Coliseu - Roma, Itália - foto extraída de http://www.viagginews.com/)