Pesquisar este blog

sábado, 14 de abril de 2012

MEU LUGAR NÃO É NO PARAÍSO

Dividi minha última viagem em etapas distintas. A primeira delas foi a Califórnia. A segunda foi o Havaí. A terceira foram as Ilhas Fiji. Por ser considerado um destino exótico, muitas pessoas ficam curiosas em saber como é a vida naqueles confins do Oceano Pacífico e como tinha sido a minha experiência de participar de uma típica cerimônia de "kava". Muitos perguntam, também, qual meu lugar preferido dentre os tantos que visitei, já que contabilizei, literalmente, dezenas de cidades na costa e pelo menos seis ilhas nos dois arquipélagos.  É claro que é sempre muito difícil eleger um só lugar, pois cada um deles tem particularidades muito diversas. Mas eu tenho o meu preferido, sim. A ilha de Maui.
Maui é um dos cinco condados que compõem o Estado do Havaí e fica a cerca de meia hora de voo de Honolulu, que se situa na ilha de Oahu. Com um pouco mais que cem mil habitantes e com um pouco menos que dois mil quilômetros quadrados, Maui, para mim, é a mais fiel representação da perfeição da face da Terra.
Para começar, o clima é maravilhoso durante todo o ano, o que dispensa maiores comentários. Além disso, as belezas naturais da ilha são tantas e tão diversas que você chega a pensar que nem em uma vida inteira você seria capaz de esgotar o êxtase e o encantamento que as sucessivas paisagens provocam em sua alma. Por fim, Maui tem uma infraestrutura maravilhosa, com excelentes hotéis, restaurantes, lojas, atividades e tudo, mas tudo mesmo, que você puder imaginar.
Maui é o destino de muitos casais que pretendem trocar as alianças em uma praia deserta. É também um dos pontos prediletos para a celebração da lua-de-mel ou para a renovação anual dos seus votos. Eu mesma, se estivesse casada, usaria este pretexto para retornar à ilha todos os anos da minha vida enquanto durasse o meu matrimônio. E, mesmo que o casamento acabasse, provavelmente eu invocaria as mesmas maravilhas para continuar visitando a ilha, ano após ano.
O melhor local para ficar é na costa Oeste da ilha, sendo que a opção pelo Norte ou pelo Sul é uma decisão que tem a ver com o seu bolso e com o seu gosto. Se você for muito sofisticada e não tiver qualquer restrição financeira, sugiro que você fique em um dos maravilhosos resorts de Wailea, ao Sul da ilha. Lá, além de acomodações espetaculares, você ainda poderá gastar seus incontáveis dólares no The Shops at Wailea, que dispensa apresentações.
Se você, porém, é completamente apaixonada pelo mar e pretende fazer atividades aquáticas e sair de barco todos os dias, recomendo que fique em Lahaina, onde se localizam o porto e uma vilazinha bem simpática cheia de lojinhas e restaurantes. 
Agora, se você pretende surfar e for mesmo uma profissional, deve ficar ao Norte da ilha, entre Kaanapali e Kapalua, ou em Jaws, onde as ondes são violentas.
Eu não fiquei em nenhuma desta áreas e optei por Kihei, região onde se concentra o maior número de hotéis e condomínios. Se você pesquisar, encontrará North Kihei e South Kihei. Escolha o Sul, pois os hotéis e a infraestrutura vão melhorando nesta direção, já que a extremidade desta área bate em Wailea, aquele lugar maravilhoso que mencionei. Fiquei no Mana Kai Hotel, com vista para o mar e tudo à mão. E aqui passei cinco dias incomensuravelmente felizes.
Mergulhei em Molokini Crater, fiz um rafting a motor até a ilha de Lanai, participei do Whale Hawaii Ocean Project, conheci Makena e outras praias lindas do Sul, fiz snorkel quase todos os dias e aprendi Stand Up Paddle. Fiz amigos, comi bem, bebi drinks maravilhosos, torrei ao sol e até emagreci. Aliás, fiquei tão encantada com Maui que passei algumas horas em escritórios imobiliários pesquisando algumas opções para compra.
O mundo ali é tão perfeito e completo que elejo Maui como um dos melhores lugares do mundo para se visitar e viver. De lá, voltei triste para Honolulu e só me animei de novo quando embarquei para Fiji, que relato na próxima postagem, e que é calma, quieta e maravilhosa como o próprio paraíso. Amei Fiji de paixão, mas meu coração estará sempre em Maui, a quem devoto meu eterno amor e gratidão. 
Aprendi muito em Maui, sobre a natureza, sobre a vida e sobre mim mesma. Conheci melhor o meu ritmo e as minhas necessidades. Descobri que a quietude e a contemplação passiva, ao menos naquele momento, não eram para mim. E deparei-me com uma verdade surpreendente: foi em meio à atividade positiva e à imersão completa em um ambiente vivo e rico que fui verdadeiramente feliz.

(Surfista em Maui, Hi, USA - foto extraída de http://favim.com/)