Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

SOZINHA EM UM DESTINO ROMÂNTICO

Ainda que sua auto-estima seja altíssima, não recomendo à viajante solitária, em absoluto. Mas aconteceu comigo, não propriamente por minha livre escolha. No final de 2004, uma queridíssima amiga, jornalista e carioca, sugeriu uma viagem a Cuba. A princípio, não me interessei, mas acabei aceitando os seus argumentos quanto à oportunidade de visitar a ilha caribenha ainda na era Fidel. Ela pesquisou, escolheu o pacote e a mim coube tão-somente providenciar a transferência bancária. Como ela viria do Rio de Janeiro, combinamos o encontro no próprio aeroporto de Guarulhos, cerca de três horas antes do embarque, no dia 01/01/05, às 23:00 horas. Mas ela não apareceu e o telefone estava desligado. Embarquei com os olhos marejados e apenas no dia seguinte soube que ela confundiu a data do embarque. Isto custou à minha amiga querida a perda integral do pacote e uma internação no pronto socorro por motivo de stress. No avião, dormi como um anjo e apenas ao chegar a Havana me dei conta da situação. O ônibus que nos levaria a Varadero estava repleto de casais em lua de mel, que procuravam ser simpáticos comigo. E, para cada um deles, durante 140 quilômetros, contei minha história, que certamente lhes pareceu inverossímil. Fiquei imaginando que eles suspeitavam que eu tivesse sido largada na porta de igreja. Paciência. Não havia o que fazer.
O resort era maravilhoso, em sistema "all inclusive", e a praia era paradisíaca. O quarto, somente para mim, parecia ainda maior. De dia, eu cuidava de correr na praia e de me esticar na piscina em meio a todos aqueles casais. Como todas as pessoas daquele hotel estavam lendo "O Código da Vinci", que estava no auge de sua vendagem, eu sempre dava um jeito de puxar conversa sobre o significado do livro, entre outros pretextos. E, assim, fui recebendo vários convites para sentar junto com cada um dos pares de pombinhos nos almoços e jantares, nos diversos restaurantes do hotel. À noite, havia shows programados e eu ia assisti-los, procurando não vestir uma roupa espalhafatosa ou provocante. Esta saga durou quatro dias, quando, então, voltamos para Havana.
Na capital a coisa foi muito diferente. Havia muito para ver e, incrível, até mesmo para comprar, principalmente na feira de artesanato. Entre algumas bijuterias baratas, encontrei uma bela boina com a foto de Che Guevara e um belíssimo abajur de murano, que pesou bastante na bagagem de volta e que dei de presente aos meus pais. Mas valeu muito a pena. Aliás, como toda a viagem.
Minha amizade com minha querida amiga não se abalou com este episódio. Ao contrário, sempre que nos falamos, comentamos o fato e damos boas risadas. E, de tudo, aprendi uma importante lição: quando a vida lhe der limões, faça uma gostosa limonada. E, de preferência, jogue rum no copo e acenda um charuto cubano.

(Praia de Varadero, Cuba - foto extraída de http://www.thebestbeaches.org/)

15 comentários:

  1. Querida amiga.Nunca vou me perdoar por ter te deixado sozinha.Mas as mulheres cheias de vida como você, sabem aproveitar todos os momentos com humor e boa aceitação. E a mim, serviu de uma lição incrível. Como sabe, fiquei de castigo o resto do ano, não fui nem para Búzios e aprendi a não confiar numa cabeça cheia de informações inúteis, as boas de vez em quando , se perdem.
    Lembro que nos conhecemos naquela viagem maravilhosa a Aruba para onde fui sozinha e tive a sorte de conhecer você e sua adorável mãe. Então mulhera, vamos nessa. Um lindo 2012 !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila querida!!! Obrigada por suas lindas palavras.. E que possamos voar juntas muitas e muitas vezes! Beijos no coração! :-))

      Excluir
  2. Oi, Viviane,
    Não lembro mais como cheguei aqui, acho que foi por algum comentário seu num blog de viagem.
    Que história essa! Acho que eu teria ficado muito triste e teria viajado bem desanimada. Mas ainda bem que vc soube aproveitar a viagem e que a amizade de vcs não se abalou. Gostei do blog e vou passar sempre por aqui. Comecei a me aventurar a viajar sozinha no final do ano passado. Minhas asas ainda não estão muito firmes, mas quero dar voos cada vez mais distantes. Cansei de esperar pelos outros. Ainda prefiro viajar acompanhada, mas tb não dá pra perder as oportunidades por falta de companhia, não é?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jussara! O blog foi feito para pessoas como voce!!! Claro que preferimos viajar acompanhadas, mas quando nao acontece temos que aproveitar as oportunidades e vencer os nossos medos....Que bom que voce ja comecou suas viagens... Va com calma, no seu ritmo... E se precisar de alguma dica, estou por aqui!!! Grande beijo e bons voos! Vivi :-))

      Excluir
  3. Amei o seu blog,foi uma amiga que me indicou.Sou divorciada e tenho uma filha de 17 anos.Sempre viajo acompanhada pois minha familia tb ama viajar.Em maio irei para a Italia com mais 3 amigas sera nossa primeira viagem internacional.Mas vou admitir que faz tempo que sonho em fazer uma viagem sozinha.Criarei coragem e oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou do Blog!!!! Aproveite todas as oportunidades que aparecerem para viajar!!!! Isto é bom demais! Conte tudo da viagem à Itália, ok? Grande beijo!!! :-))

      Excluir
  4. Cheguei ao teu blog por um post num perfil do Facebook.
    Eu viajei sozinha pela primeira vez em 2010 e a primeira parada foi um destino romântico (Punta Cana).
    Sinceramente, eu descobri que viajar sozinha é fantástico! Você faz os passeios e horários como bem entender, pode chegar no hotel a hora que quiser porque não vai acordar ninguém e, principalmente, vc faz muito mais amizades quando viaja desacompanhada!
    Esta semana ainda eu viajei dividindo uma cabine de navio com uma pessoa estranha (a agência providenciou para que não pagássemos preço dobrado) e uma prima e o marido em outra cabine. Tive dificuldade em me adaptar novamente a esta situação e descobri que não sei mais viajar acompanhada! hahahahaha...
    Quanto ao "destino romântico", sinceramente depende de como você vê! Eu tenho boa auto-estima, isso não me "grila", eu aproveito o roteiro "alternativo" e faço da viagem a melhor possível!
    Para as pessoas que tem medo de viajarem sozinhas, eu sempre recomendo que encarem este temor. Eu me surpreendi comigo mesma e acredito que outras pessoas possam se surpreender consigo mesmas também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lariluz! Bem vinda ao Blog!!! Fico muito feliz quando mulheres aparecem para contar suas ótimas experiências.... parabéns por sua iniciativa e por sua sabedoria em aproveitar suas viagens da melhor maneira... Viajar é tudo de bom... Ficarei muito feliz se vc entrar em nosso grupo no Facebook https://www.facebook.com/groups/190042861098058/
      Grande beijo!!! Vivi :-))

      Excluir
  5. Olá meninas boa noite!
    Acabei de fechar uma viagem para Punta Cana, infelizmente vou sozinha porque não tenho compania. Estou apreensiva porque falam quem Punta Cana é um lugar para casais e família, como vou sozinha, nem sei o que vai acontecer lá!

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas boa noite!
    Acabei de fechar uma viagem para Punta Cana, infelizmente vou sozinha porque não tenho compania. Estou apreensiva porque falam quem Punta Cana é um lugar para casais e família, como vou sozinha, nem sei o que vai acontecer lá!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite estou indo em fevereiro de 2017 pra Punta Cana viajo só por falta de companhia,espero não ficar mto perdida no meio de tantos casais e família. Quero curtir minhas férias merecidas com minha companhia.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite estou indo em fevereiro de 2017 pra Punta Cana viajo só por falta de companhia,espero não ficar mto perdida no meio de tantos casais e família. Quero curtir minhas férias merecidas com minha companhia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cleide!!! Eu tambem quero ir p Punta Cana em Fevereiro de 2017. Vc ja comprou tudo?

      Excluir