Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O MUNDO EMBAIXO D'ÁGUA

Ontem, dia 22/01/12, foi aniversário de um mês deste bebezinho chamado Mulheres Com Asas e há motivos para comemorar, pois, de acordo com as estatísticas do Google, ocorreram 2.063 "pageviews" no prazo de trinta dias. Isto não é pouca coisa se você considerar que estas visualizações foram de amigos meus e de amigos dos meus amigos, já que o blog ainda não pode ser encontrado por meio das ferramentas de busca. Aliás, se um dia você resolver ter o seu próprio blog via Blogger, saiba que terá que aguardar um pouco para isto acontecer, já que há uma fila de espera para ocorrer a indexação em cima dos seus marcadores, ou "tags", como você preferir chamar. Mas este não é o único motivo de eu estar tão feliz no dia hoje. Foi ontem também que concluí o curso de mergulho que me certificou, internacionalmente, como "Open Water Diver" da PADI, que significa "Professional Association of Diving Instructors". Fiz todo o curso com a Narwhal e fiquei muitíssimo satisfeita.
Para obter esta certificação, é necessário participar de um roteiro de aulas teóricas e práticas, estas na piscina. Aprovada, você segue para o "check out" (popularmente conhecido como Batismo), que é necessariamente realizado no próprio mar e consiste em quatro mergulhos, com exercícios, divididos em dois dias. E foi exatamente para isto que segui a Ilhabela neste último final de semana. Meu "check out" aconteceu na pequenina Ilha das Cabras, a qual se localiza exatamente em frente à Praia das Pedras Miúdas, na parte sul da ilha principal. Esta ilhota pertence ao Santuário Ecológico de Ilhabela, que foi criado em 1992 com a finalidade de proteger a fauna e a flora marinhas, pelo que ali são proibidas as atividades de pesca e caça submarinas. Neste ponto, a 7 metros de profundidade, está fundeada uma estátua de Netuno e, ao redor dela, há intensa vida marinha composta de diferentes espécies de peixes, algas e corais.
A experiência foi maravilhosa mas eu devo confessar, por amor à verdade, que poucas pessoas cumprem todas as rotinas em estado de serenidade e confiança. E isto se aplicou também a mim. A não ser que sua mãe tenha sido alguma daquelas vanguardistas gestantes que optaram por fazer seu parto na água, é seguro afirmar que este não é seu habitat natural, mesmo porque você nasceu e viveu até os dias de hoje respirando com seu próprio nariz. Sendo assim, para mergulhar, é necessário aprender, literalmente, a respirar com a boca e a acostumar-se com a sensação, de modo a afastar o medo e a insegurança de depender do equipamento muitos metros abaixo da linha do mar. Mas valeu o esforço, com certeza. Soube por alguns mergulhadores que você só começa a sentir-se totalmente confortável depois de vários mergulhos e alguma experiência. E é por isso mesmo que não vou desistir.
O mundo embaixo d'água, a muitos metros da superfície, é muito diferente do que se vê por aqui. Além das espécies vivas, tudo o que você encontra são a quietude e a paz. E talvez seja esta a razão para que este ambiente seja tão intrigante e atraente. Tão misterioso e desafiador. Este mundo faz você pensar, em silêncio, em sua própria vida. E ajuda você a entender todas as suas questões sob uma outra perspectiva. Mais plena e equilibrada.

(Great Barrier Reef - Queensland, Australia - foto extraída de http://www.tour-in-world.com/)