Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

ESCOLHENDO A VIAGEM CERTA

O título deste "post" parece óbvio mas não é. Sei de algumas histórias não muito bem sucedidas que aconteceram pelo simples fato de que a viagem não foi bem escolhida. De todo modo, a menos que você seja pega por um vulcão ativo ou por um tsunami, quase tudo que acontece dá prá consertar e não é impossível transformar uma opção ruim numa viagem razoável. Mas o bom mesmo é que você escolha muito bem o seu destino.
E como fazer isso? Num primeiro momento, existem 3 perguntas imprescindíveis que você deve se fazer: 1) quanto tempo tenho disponível?; 2) quanto pretendo gastar?; 3) que tipo de viagem pretendo fazer?
A primeira pergunta já define muita coisa. Se, por exemplo, você tem somente uma semana livre, não adianta querer fazer malabarismos e conhecer mil lugares. É claro que tem pessoas que gostam de viagens corridas e de conhecer várias cidades e até países numa mesma oportunidade. Porém, se você vai sozinha, não aconselho que faça isso, pois há uma chance enorme de que sua viagem seja estressante e de que você não aproveite os lugares como poderia.
Quanto à segunda pergunta, é recomendável que você seja bem realista quanto ao seu orçamento. Ir viajar e não poder conhecer alguns lugares interessantes ou comer pelo menos uma vez num bom restaurante pode ser um pouco frustrante. Além disso, você deve considerar o destino da sua viagem para dar uma margem maior ao seu "budget". Existem lugares em que você não vai gastar mais do que algumas poucas notas em artesanatos locais. Já outros destinos incluem compras e se você for com o orçamento muito apertado ou vai ficar chateada ou vai demorar para colocar sua fatura de cartão de crédito em ordem.
Por fim, você precisa definir muito bem o que deseja. As escolhas são inúmeras: relaxar numa praia tranquila, agitar numa metrópole, praticar turismo de aventura, explorar a cultura local, conhecer roteiros gastronômicos, meditar numa viagem zen... Não dá prá esgotar em poucas linhas as infinitas possibilidades e combinações.
Então? Já escolheu? Se ainda não, o que eu recomendo é que você converse com outras viajantes e que pesquise na web. Olhe tudo, vire as páginas de viagem do avesso, veja fotos e lembre-se: informação nunca é demais! Por hoje é só. Grande beijo da Vivi.

(Globe Sculpture - Columbus Circle, NYC, USA - foto: acervo pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário