Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

AS INCERTEZAS DA VIDA

A vida é cheia de incertezas. Incertezas de vários tipos e que se manifestam de muitas formas diferentes. Existe a incerteza que tem a ver com a sua falta de definição a respeito de um determinado assunto. É a ausência de segurança quanto à decisão que precisa ser tomada. Existe também aquela incerteza que é uma espécie de desconfiança. É a dúvida sobre um fato estar ocorrendo, ou não. E existe a incerteza própria do mundo e da vida, que é a que considero a mais relevante, pois, na verdade, por mais que a gente tente, não pode ter controle sobre os acontecimentos futuros, nem mesmo sobre os presentes. Na realidade, a gente só consegue ser razoavelmente feliz quando reduz significativamente o nível de expectativas, pois a materialização destas também se insere, obviamente, neste impalpável campo das incertezas. Ou seja, aquilo que desejamos pode ou não acontecer.
O ser humano abriga a ilusão de que "querer é poder". É claro que a dedicação e o esforço contam muito, mas o elemento imponderável está em todas as equações. A insistência e a perseverança podem aumentar as possibilidades de modo a que estas se tornem probabilidades. Mas ainda assim não são certeza. E nunca serão.
No dia de hoje, na véspera desta nova viagem, não estou ansiosa. Ao contrário, estou totalmente receptiva a todas as ocorrências que se apresentarem à minha frente ao longo dos próximos dias. E não digo isso à toa, mas, sim, porque tenho insistido comigo mesma neste ponto: o de aproveitar as oportunidades tal qual se manifestam. 
No íntimo do meu ser, talvez eu desejasse, neste momento, estar vivendo algo diferente, fazendo algo diferente, usando um formato diferente... Mas a vida (ah... sempre a vida) desejou que fosse assim e cabe a mim obedecer estas tais contingências e aceitar as exigências destinadas à minha existência.
E, desta maneira, vou traçando meu próprio caminho, buscando tirar o melhor de cada experiência e de cada situação para tornar-me, igualmente, um ser humano também melhor.
Estou indo sozinha e meus amigos seguem seus próprios destinos, alguns de viagem, outros não. Mas o bom de tudo é que, quando compreendemos algumas regras da vida, sabemos que, na realidade, estamos todos juntos na mesma embarcação, cada um à sua maneira, mas sempre com o mesmo objetivo: o de sentir a paz e a serenidade que, se pensarmos bem, podem ser encontradas em qualquer lugar. Aqui ou em viagem, elas habitam, há muito tempo, dentro de nós. E que elas possam desabrochar. Até breve!

(estátua da Ilha de Páscoa, Chile - foto extraída de http://turismo.terra.com.br/galerias/0,,EI176-OI97963,00.html)

7 comentários:

  1. Lindo texto, Viviane! Que a paz e a serenidade possam desabrochar sempre. Aí ou em viagem...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!! Desejo a todos nós, em qualquer lugar do mundo, excelentes voos!!!! :-))

      Excluir
  2. Parabéns Viviane, quem encontra palavras em suas profundezas tem sua alma nas alturas. Quem sabe um dia nos conhecemos pessoalmente. Sou fã de seus posts!!! Gde beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, minha querida!!!! Fique à vontade para participar de nosso grupo e de nossa página no Facebook!!! :-))

      Excluir
  3. Lindo texto... gostei quando disse " a gente só consegue ser razoavelmente feliz quando reduz significativamente o nível de expectativas" e isso tenho percebido com minha singela existência, gosto muito da forma que você se expressa. Beijo Grande!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Norma!!! Obrigada! E sigamos em frente nas nossas tentativas rumo a uma vida sempre feliz... Beijos

      Excluir
  4. Amei essa sua publicação ,e lendo me coloco na posição de incertezas ! a qual é a pura realidade da vida !
    bjus
    Cathia

    ResponderExcluir