Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

MONEY, MONEY, MONEY!

Se você age de maneira similar à imensa maioria das pessoas, posso concluir que sempre deixa para a última hora resolver um assunto importantíssimo da sua viagem: o dinheiro. E, normalmente, já quase no dia do embarque, ainda tem dificuldade em responder a duas perguntas básicas: 1) quanto levar?; 2) como levar? Evidentemente, é impossível estabelecer, em termos genéricos, quanto dinheiro se gasta em uma viagem, pois é mais do que intuitivo que esta definição depende de seu destino e do seu estilo. Não poderei, assim, fornecer maiores subsídios sobre o tema. A única observação que faço, porém, é a de que, para quantificar o montante que você gastará em um determinado local, deverá estimar o valor diário das refeições, do transporte e do "budget" para compras e passeios, acrescido de cerca de 25% de margem de segurança, isso se você já sair de casa com seus voos e hotéis previamente definidos e devidamente pagos. Quanto à pergunta número 2, a questão também é muito individual e diz respeito ao gosto pessoal de cada um. Deixo, porém algumas informações. Antigamente, as pessoas costumavam viajar para fora levando dinheiro em espécie e "travellers checks", os quais acabaram tendo pouca ou nenhuma utilidade devido à difusão dos cartões. Hoje em dia, as opções mais funcionais são o próprio dinheiro vivo, que nunca sai de moda, e os cartões de crédito e de débito. Se você for viajar para um destino mais convencional, sempre poderá pagar suas despesas com cartão de crédito. Basta informar-se previamente sobre qual a bandeira mais utilizada no País. Se optar, porém, por um destino menos cosmopolita, recomendo que você faça o câmbio e leve a moeda local para não experimentar nenhum tipo de apuro. Por fim, uma terceira opção disponível é o utilíssimo cartão de débito com limite, que ainda não é muito difundido no Brasil, mas que permite que você, antes de viajar, carregue um determinado valor de modo a realizar saques e compras no exterior, sem qualquer dificuldade. O sistema mais completo do mercado é o  Cash Passport, que conta com as versões Visa e Mastercard. 
Particularmente, gosto muito deste sistema, pois oferece a tranquilidade e a segurança necessárias à sua viagem, mesmo porque, no caso de perda ou roubo, seu cartão será reposto em apenas 24 horas, o que não ocorre com os cartões de crédito. Além disso, o IOF é de somente 0,38%, ao passo que, utilizando cartões de crédito no exterior, incide a alíquota de 6,38%, conforme Decreto Presidencial n. 7.454, publicado em 28/03/11. Por fim, dependendo do estabelecimento participante, também não há cobrança de taxa de adesão e de manutenção, sendo que a qualquer momento poderá ser efetuada a recarga de valor aqui no Brasil, a pedido seu. No próprio site, você encontra a lista das empresas participantes. De minha parte, compro no Grupo Fitta.
Querida amiga, eu espero, de verdade, que, em 2012, você faça valer a pena cada centavo gasto em suas viagens. E, para otimizar seu orçamento, lembre-se de três regrinhas de ouro: 1) aproveite as ofertas; 2) não seja impulsiva ao comprar; 3) divirta-se com os maravilhosos programas gratuitos que existem em toda parte.
E também não se esqueça do seguinte: o dinheiro é imprescindível na sua viagem. Mas, mais importante do que tudo, o que eu desejo é que você possa sentir-se livre e feliz. Sempre.

(Hotel Burj Al Arab, Dubai, Emirados Árabes Unidos - foto extraída de http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/)

2 comentários:

  1. Oi Viviane,
    Adorei o seu blog...vou devorar ele!...rsrsrs...
    Então, em 2010 fiz o visa travel money, foi a melhor opção que encontrei!...super prático, rápido, te dá total autonomia e tranquilidade durante a estada no exterior! Foi super fácil fazer o cartão, fui a uma casa de câmbio e solicitei o cartão, não paguei nenhuma taxa por ele e, ao longo da viagem, quando o dinheiro acabava eu ligava na central e solicitava mais dinheiro!
    O meu único problema com viagens é, ainda, o de ser extremamente impulsiva com as compras!..uiii, haja mala extra que saio comprando nos cantos!...rsrsrs
    Deixo aqui o link do banco que fiz o visa travel money: http://www.rendimento.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milene!!!! Que bom que gostou do Blog! Estou em viagem pela California, Hawaai e Fiji Islands!!! Va acompanhando as novidades e obrigada pela super dica! Beijao! :-))

      Excluir